sábado, 12 de abril de 2014

Na sombra da jardinagem


Na sombra da jardinagem…

In the shadow of gardening…

 


 “In Brazil, about 56 percent of PET is recycled, mainly by people scavenging through dumps and selling their finds to middlemen, according to April Crow, Coca-Cola Corp.'s director of sustainable packaging. Coke is helping about 200 groups of scavengers turn subsistence into businesses,” Crow said.

Yikes – what a blatant advertising lie! I do not wish on me the furious and capital blood hungry wrath of Coca Cola – but wish I do. Bring it on.

Pensando na idéia de viver “nalgum país”

Jardinagem e vida

A diretora de “embalagem sustentável” da Coca Cola... em tradução solta minha, disse que:

“No Brasil, cerca de 56% das garrafas PET são recicladas, principalmente pelas pessoas vasculhando os refugos e vendendo o que acham aos intermediários...” “mainly by people scavenging through dumps and selling their finds to middlemen”

Meu deus! Que mentira da propaganda que nos destroe. Assim acreditamos na bondade do consumismo.  Não quero atrair raio da essência furiosa e capitalista de atividade da coca cola pro meu lado!

E no entanto, o quanto quero que esse raio me parta! ?

Nos muitos lugares onde morei na Africa, o plástico foi quem venceu. No Brasil cada ano fica pior.  Na vizinhança onde moram pessoas da minha família, não existe reciclagem. Só existe lixo. Não existe o conceito ensinado de não consumir (primeiro), de entender o porquê do produto (dois) e de reciclar (três, se consumir). E como? Do quatro, do cinco, do oito nunca ninguém ouviu falar!

Simplesmente não existe, onde fiquei no Brasil, cidade grande, cidade pequena e no campo também

- Comunidade – não encontrei ninguém que conhecesse o sentido da palavra.  Sim, participei dos clubes, dos encontros de família (a eterna família), dos amigos em bares... comunidade, não vi.

Com uma exceção que me encantou – São Gonçalo do Rio das Pedras, onde comunidades antigas florescem, onde gente nova finca o pé na terra e cresce verduras.  Aprende do que resta e cria novo! Utopia no fazendo. E não no pensamento ou na meditação.

Dizem que a estrada de acesso que era praticamente impossível está sendo asfaltada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário