quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Borboletando na Mata: As Borboletas da Passarada

Os Papagos, índios norte americanos, explicam que a tempos atrás, o Creador teve pena das crianças, quando se deu conta de que o destino delas era mesmo o de envelhecer, engordar, ficarem mancas, cegas e morrer. Daí que êle pegou as fontes de tôdas as côres mais belas, das flôres, do sol, das folhas, do céu . Misturou tôdas dentro de um pacote e as deu de presente as crianças. Quando elas abriram o pacote, dali voaram as borboletas, coloridas e encantadoras. Note-se bem que naquele tempo as borboletas também cantavam, para delícia das crianças e grande espanto dos passarinhos. Êstes finalmente se reuniram em comício e reclamaram junto ao Creador. E deu no que deu…

Clique no link para um versao da estoria em ingles:
http://www.firstpeople.us/FP-Html-Legends/HowTheButterfliesCameToBe-Papago.html

Como as bruxas, as borboletas são classificadas pelos biólogos como insetos dentro da ordem dos Lepidopteros, os unicos insetos que tem asas com escamas. Do latim Lepido= escamados e ptera= asas. Achados fósseis, embora raros, sugerem que elas tenham aparecido na terra ao mesmo tempo em que apareceram as flôres, durante o período do Cretácio - por volta de 135.000.000 anos atrás, sim, milhões de anos atrás.

Borboletas da Passarada

Já foram descritas mais de 180.000 espécies de borboletas e mariposas no mundo e destas , 15,000 são borboletas. O Brasil tem umas 5.000 espécies conhecidas até agora e ouvi dizer que só na região da Mata Atlântica brasileira podem ser encontradas 1,200 espécies.

Documento aqui uma dúzia de espécies de borboletas que ou fotografei, ou reconheci durante a minha estadia na fazenda da Passarada, perto de Piracaia, no estado de São Paulo, um periodo intermitente e curto de 2007 a 2010.

BORBOLETA-MONARCA

(Monarca) Danaus plerippus (Linnaeus) Família: Danaidae.Nome em inglês: Monarch butterfly.

Originárias das Américas, as borboletas monarcas atualmente se encontram espalhadas pelo mundo inteiro. Os adultos podem passar longos periodos em jejum e pesando menos de uma grama, podem voar enormes distâncias.

As borboletas precisam e se alimentam quase exclusivamente de liquidos, do nectar de flores de côres variadas, e dos minerais encontrados em poças de lama.

Visite o link para mais fotos da metamorfose:
http://www.monarch-butterfly.com/

As lagartas das monarcas se alimentam exclusivamente das plantas Asclepias (da mitologia grego-romana, o deus Esculápio era o deus da Medicina e da cura.) e tem sido residentes constantes da Passarada, onde a Asclepias curasavica ou algodãozinho do campo é protegido.

Na América do Norte a sobrevivência dessas borboletas está ameaçada por perda do “habitat” para suas lagartas.


Foi grande a minha alegria quando vi a larva da monarva nessa planta brasileira na minha primeira visita a Passarada em dezembro de 2007. A foto acima foi tirada agora em 2010. Observei que a borboleta adulta continua preferindo o algodaozinho do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário